domingo, 27 de julho de 2008

o blog

Pergunto-me porquê...porquê aparecer agora com este espaço saturado de tanta gente que tem tanta coisa para dizer. Já não me bastam os outros onde intervenho? Já não me basta espremer o tempo obrigando-o a sangrar e a implorar-me que lhe dê mais...tempo?
Provavelmente não. Provavelmente precisava de vir aqui para provocar irritações, insultos e más disposições. E, quem sabe, simpatias, amizades e sinergias em prol de algo que me é particularmente querido: essa coisa a que alguém resolveu chamar cultura e que tantos gostam de destratar..
Sim, porque isto de andar de alguma forma ligado a ela tem que se lhe diga. E muito! Sobretudo num pedaço de terra abençoado por deuses e em que os filhos menores de um deles se encarregaram, num passado não muito distante, de se assumir como donos da literatura, da música, das artes plásticas e das restantes manifestações denominadas culturais.
Gente sem escrúpulos, gente abusadora, gente gorda e papuda, gente cinzenta e arrogante, gente manipuladora, gente feia por dentro e por fora, gente má por fora e por dentro, gente tão insignificante que, em qualquer outra parte do mundo, nada mais seriam do que um átomo estropiado.
Por isso é sobre eles que as minhas baterias se abaterão. Mas também é sobre os outros, os que merecem que lhes sejam apontados os holofotes do reconhecimento, que os meus encómios se projectarão.
Apenas e por amor às coisas da cultura!

Disse um dia Aristóteles que a coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras. Das outras pouco posso falar, já que com apenas algumas fui brindado. Da coragem posso falar de cátedra!

2 comentários:

António Castro, Poeta disse...

É com prazer que visito o seu blog pela primeira vez. O site, esse, não me é desconhecido.
Tem como objectivo a cultura e, a falta dela, é o grande inibidor na evolução de qualquer País ou Região.Daí a pertinência deste e de outros blogs do género. O que é gritante deve ser dito, o que encanta também.
Desejo-lhe uma profícua viagem que acompanharei por perto, sempre que possível!
António Castro

Anónimo disse...

VIVA!
Parabéns por mais este trabalho de índole cultural. Que os deuses da cultura protejam e ab ençoem as ninfas inspiradoras e o "escriba do blog".
Abraço.
Lídio Araújo