quinta-feira, 18 de junho de 2009

Casimiro de Brito


Casimiro de Brito é aquela figura que todos nós, pelo menos os que sentimos a poesia e a escrita de uma forma diferente, gostariamos de ter sido. Um cidadão do mundo. Um poeta dos sentidos e um escritor da vida. Tem um percurso invejavel, calcorreado em inúmeras andanças, deambulando ao sabor do seu apetite de viver, percorrido nos mil e um caminhos do sonho.

É o melhor escritor de poesia oriental (haiku) em Portugal. E considerado um dos cinco melhores do mundo (sem contar com os japoneses). É o "poeta samurai", título que lhe foi outorgado pelo Japão após ter ganho, com um haiku de sua autoria, um concurso que envolveu mais de 220 mil haiku!!!

É um poço de cultura, de conhecimento, de boa disposição, de inquietude, de irreverência, de rebeldia, de charme e de sapiência.

Aceitou vir à Madeira apresentar o meu livro de haiku "Poesia minimalista". Naquela que considero ter sido uma "prova cega", já que, apesar de ter lido os meus textos atempadamente, não fazia uma ideia concreta no que se vinha meter...
Do resto já ficou escrito aqui e além. Acerca do que ele acha do meu livro e daquilo que ele se dispõe a fazer com ele (apesar de ainda estar no segredo de apenas alguns deuses).

Vale a pena tentar saber mais acerca deste homem. Conhecer um pouco mais da sua obra e do seu percurso. Por isso recomendo www.casimirodebrito.no.sapo.pt . Deliciem-se...com este incontornavel personagem!

1 comentário:

AnaMar (pseudónimo) disse...

já guardei e vou linkar no meu blogue.
Obrigada por nos dares estes conhecimentos que nos enriquecem.

Bj