sábado, 17 de janeiro de 2009

Azinhaga da Lagariça














Acabo de chegar de mais sum passeio. Desta feita pelas riquezas que se escondem, e revelam, naquela zona tantas vezes esquecida de Portugal: o Centro.
Depois de deambular por algumas das referências citadinas, e não só, da Região, como Coimbra, Aveiro, Buçaco, Curia, Seia e Covilhã, deparo-me com a tão esquecida - sob o manto de neblina e chuva persistente - cidade do Fundão.
Lugar que se me revelou em quase toda a sua amplitude (a ela voltarei para lhe roubar os segredos que ainda ficaram por partilhar).


E a descoberta de um lugar transformado em santuário de ideias e concretizações. De artes que saem da imaginação de Ana Almeida e que vão paulatinamente conquistando o nosso território nacional, sem esquecer os adjacentes arquipélagos.
Por entre miniaturas de presépios, Dulcineias felizes, Petrus divertidos, doçaria regional, peças de mobiliário "arte nova", esculturas em ferro e um sem número de peças de diversos criadores, a visita a este local tem o condão de nos transportar para um universo de sorrisos e boas disposições a que a simpatia da Ana e do Francisco não são de todo alheios.


Fica em Castelo Novo e chama-se Casa da Lagariça, ou Azinhaga da Lagariça. Convio-os a lá irem urgentemente. Mas enquanto não vão...passem por aqui. Porque vale realmente a pena!






Sem comentários: